APLB - SINDICATO DOS PROFESSORES DA CIDADE DE SALINAS DA MARGARIDA - BAHIA, FAÇA PARTE VOCÊ QUE TAMBÉM É PROFESSOR

sexta-feira, março 22, 2013

Processo de ensino-aprendizagem

Acreditamos que o processo ensino-aprendizagem se dá na interação entre professor e aluno, aluno e aluno e destes com o mundo. Compartilhamos com a idéia do psicólogo russo L. Vigotsky de que entre ensino e aprendizagem existe um intercâmbio ativo e recíproco e que o ensino impulsiona a aprendizagem. Por isso, legitimamos a importância das amplas intervenções dos professores, em outras palavras, acreditamos que é de responsabilidade do professor construir percursos e itinerários (o que inclui o planejamento de ações conjuntas, de interações entre os sujeitos) para fazer o aluno aprender. Nesse sentido, ambos professor e aluno assumem papéis ativos na construção do conhecimento. O aluno é exposto à práticas onde tenha que tomar decisões, planejar e encaminhar o que projeta, coordenar esforços, e resolver situações conflitantes. O professor, por sua vez, é o responsável pela viabilização/organização destas práticas. É ele quem prepara as condições de aprendizagens, ou seja, vai em busca de problemas reais para que os alunos busquem soluções, o que leva ao desenvolvimento de diversas competências e habilidades. Concordamos com o sociólogo suíço Philippe Perrenoud (2001) quando coloca que " O ensino é um sistema de ação , uma organização que transforma as pessoas, suas competências, suas atitudes, suas representações, seus gostos. É um sistema que pretende instruir , execer uma influência". Para que se possa mudar atitudes, é necessário que o conhecimento seja significativo. Conhecer significativamente implica em apropriar-se daquilo que é "abstrato" (uma informação, um conceito, um processo, um fato, um fenômeno, uma fórmula, etc.) de forma concreta. Envolve a possibilidade de compreender, de visualizar as relações com elementos da vida cotidiana. Entendemos que para que haja uma aprendizagem significativa, o conhecimento precisa ser significativo. E, é tarefa do professor realizar esta mediação: buscar elementos para contextualizar o conhecimento.

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